terça-feira, 26 de março de 2013

Usuário reclama da linha 1500 Circular


Veículos da Linha Circular queimam consecutivamente a mesma parada e prejudicam usuários.



            Sou estudante do Curso de Design Gráfico da Faculdade Estácio Idez, localizada no MagShopping e trabalho no Instituto Federal da Paraíba - Campus João Pessoa. Hoje, 26 de Março de 2013, após me dirigir até o primeiro ponto de parada  da Av. vasco da Gama me deparei com uma situação frustante ocorrida entre às 17h50 e 18h30.

            Primeiro, um carro da Trans. Nacional, linha 1500 - Circular, modelo Torino 2007, Trucado parou em fila dupla na parada e ao tentar se dirigir até o veículo, eu, o usuário, fui surpreendido por um carro da Reunidas, que fazia a linha 106-Geisel/Cruz das Armas, que ao se aproximar rapidamente da parada e com isso impossibilitou o embarque no 1500-Circular, com a aproximação do Geisel o motorista do Circular partiu e não realizou o embarque de nenhum dos passageiro. (Provavelmente trata-se do veículo que parte do terminal de bairro as 17h30)

            Em seguida, após aproximadamente 8 minutos de espera outro veículo da linha 1500-Circular entrou na Av. Vasco da Gama e direcionou-se imediatamente para faixa central, queimando também a parada. Este carro trata-se de um Marcopolo Viale, OF-1722M, Eixo simples, de pre-fixo 0735.  (Provavelmente trata-se do veículo que parte do terminal de bairro as 17h40)

Imagem de Kristofer S. Oliveira
            Em fim, após aproximadamente 18 minutos de espera outro veículo da linha 1500-Circular entrou na Av. Vasco da Gama e este sim parou no ponto de parada, porém, este carro já estava com passageiros de pé, enquanto os dois outros que queimaram a parada estavam com cerca de 70% de suas poltronas preenchidas. Este carro trata-se de um Marcopolo Viale, OF-1722M, Eixo traseiro trucado, de pre-fixo 07205.  (Provavelmente trata-se do veículo que parte do terminal de bairro as 17h50)


             Logo em seguida,  1 minutos após o carro anterior, outro veículo da linha 1500-Circular entrou na Av. Vasco da Gama, com 80% de sua lotação de passageiros sentados, e seguiu com uma direção meio que perigosa já que os dois veículos chegaram ao ponto de irem cortando as paradas até onde realizei o desembarque, na Av. Governador Flavio Ribeiro Coutinho, Manaíra, pude observar dois pontos: o primeiro, na frente do Supermercado Bompreço em Jaguaribe, o motorista realizou uma ultrapassagem  muito arriscada ao outro carro da linha, o 07205 e na segunda ocasião foi na 2ª parada da Av. Epitácio Pessoa que os dois motoristas estavam decidindo-se quem iria parar em frente a Diagnostica, parada da Academia Corpo Livre e o motorista deste carro se posicionou como se fosse parar e quando se aproximou da parada desviou de outro ônibus que estava realizando o embarque de passageiros. Este carro trata-se de um Marcopolo Torino 2007, OF-1722M, Eixo traseiro simples, de pre-fixo 07121.  (Veículo que parte do terminal de bairro às 18h00 pois o motorista gritou o seguinte: Dezoito horas, normal! a um fiscal de horários da empresa que se encontrava na parada entre a Br230 e a Av. Ruy Carneiro)


            O que me deixa insatisfeito com o serviço é o fato de eu pagar uma passagem tão cara para o serviço que está sendo-me ofertado, além do mas, este fato fez com que eu chegasse 30 minutos atrasados na universidade que inicia seu funcionamento as 18h40, o que poderia ser evitado se o primeiro motorista tivesse realizado sua atribuição com destreza. Este fato por exemplo, de um atraso em uma aula pode comprometer os processos de cognição dos conteúdos e com isso diminuir a quantidade de aprendizagem do aluno, além de poderem comprometer os  os prazos das atividades desenvolvidas,  já que normalmente todos os avisos são repassados no início das aulas, o que aconteceu comigo hoje.

            Além disso, hoje, ganhei uma falta pelo meu atraso que pode influenciar no meu coeficiente de rendimento escolar, depreciando minha capacidade intelectual e podendo ocasionalmente influenciar em uma lista de classificação para desenvolvimento de atividades extra curriculares como estágios e pesquisas cientificas ou até prejudicar em uma classificação para desenvolvimento de uma pós-graduação, por culpa dos motoristas estarem evitando seu atraso. Além disto, saliento que na primeira parada, onde fiquei em pé por aproximadamente 40 minutos, após 12 horas de locomoção e trabalho, continha várias pessoas que iriam pegar o primeiro 1500 que queimou a parada, entre elas outros estudantes e um mãe com duas crianças de colo. Já na parada da Epitácio Pessoa observei também que havia uma jovem estudante que aparentava  ter trabalhado durante o dia todo estava aguardando um carro desta linha para se locomover até sua aula, ela demonstrou claramente preocupação com a desatenção do motorista já que por este motivo ela chegara também atrasada em universidade. 


onibusdejpessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário