segunda-feira, 27 de junho de 2011

O desenvolvimento do Transporte Urbano de João Pessoa





Quanto custa um bom transporte?
Por William Júlio
IMAGEM: PAULO VIANA - FONTE: ONIBUSBRASIL.COM

Houve tempo em que a capital era totalmente atendida por veículos antigos e de péssima qualidade, que desde as cadeiras soltas e o barulho dos carros¹ traziam estresse aos usuários deste serviço. Hoje em dia ainda existe empresas que fazem uso destes carros, com em média 10 (dez) anos de uso, trazendo aos passageiros um enorme desconforto.

A renovação da frota de João Pessoa veio a tona com o mandato do prefeito anterior que diminuiu os impostos na compra de veículos novos afim de garantir transporte de boa qualidade, e com bastante acessibilidade para cadeirantes. Deu certo porém, estes impostos vieram a prejudicar a vida do usuário que passou a pagar uma passagem acima da relação de Custo/serviço/moradia vivida em João Pessoa, pesando bastante ao final do mês.

Usuários pagam caro por um serviço que deveria ser totalmente de qualidade, os passageiros são obrigados a usarem veículos com poltronas soltas e goteiras, ônibus estes que vivem quebrando, e que em horário de pico atrasam em media 40 minutos. Além disso, usuários de linhas que fazem uso dos corredores da Epitácio Pessoa, Pedro II, Josefa Taveira, Retão de Manaíra, principal do Bancários e do Viaduto Sonrisal estão acostumados a ficar parados por bastante tempo congestionados, atrasando todos os seus compromissos.

Os veículos além de transitarem em avenidas engarrafadas, com excesso de passageiros, ainda possuem deficit na frota (por linha), são exemplos: 1001 - Bairro das Industrias/Via Shopping, servidas pela mandacaruense e pela São Jorge, 115 - Distrito Industrial, que demora bastante, atrasando normalmente alunos estagiários de cursos da Área industrial como Engenharias e Cursos Técnicos, 201 - Ceasa/Unipê que servem principalmente a alunos de uma das maiores universidades de João Pessoa, 003-Jaguaribe, que além de seus atrasos exorbitantes que trazem malefícios a vida dos estudantes do Instituto Federal da Paraíba - Campus João Pessoa e pacientes dos principais hospitais e maternidades localizados em Jaguaribe, que não são poucos como o CAME e o Napoleão Laureano, rodam na maioria veículos com mais de 10 (dez) anos de uso, que quebram exageradamente, poluem exorbitantemente o meio ambiente e possuem em sua maioria os faróis queimados.

IMAGEM: MARCOS FILHO FONTE:ONIBUSBRASIL.COM

A prefeitura municipal de João Pessoa vem investindo para resolver estes problemas, sendo que, estas soluções encontradas e aplicadas são para resolver o problema a longo prazo, nós precisamos de soluções que traga um maior efeito para a população. Veja os prós e contras das soluções abaixo:


Soluções gerais:

1. Criação de corredores exclusivos do parque Sólon de Lucena até a Avenida Guedes Pereira;

Prós:Veículos trafegam com maior fluides, tornando-se mais ágeis nestes perímetros;
Contras: Dispõe-se de menor espaço para veículos particulares, de pequeno porte. Observação: Estes veículos conseguem trafegar em maior velocidade nestes corredores restantes pelo fato de estarem livres de veículos lentos;
Pisou na Bola: Aplicou os corredores exclusivos apenas no perímetro central da cidade, deixando os principais corredores (como Epitácio Pessoa e Pedro II) lentos em horário de pico;

2. Introdução de Veículos trucados e articulados;

Prós:Veículos com maior capacidade de passageiros;
Contras: Carros trafegam mais lentos por necessitarem de maior espaço para manobras;
Pisou na Bola: Inseriu veículos maiores em corredores lotados de carros aumentando ainda mais os engarrafamentos;

3. Rotatórias congestionadas no perímetro do Cristo e Geisel, nada se fez até agora.
Solução: Construção de viadutos com diversas mãos de acesso e adaptar os já construídos inserindo estas mãos de acesso;
Prós:Veículos trafegam com maior fluides;
Contras: Processo caro e demorado, não trará uma solução a curto prazo, instantânea, mas ao final das contas trará benefícios a diversos bairros da capital;

4. Criação de linhas Metrô;

Prós: Transporte de grande quantidade de passageiros, rápido, não atrapalha o trafego sobre as vias;
Contras: Custos para sua aplicação, é necessário bastante investimento;
Objetivo: Ligar os bairros mais distantes do centro da cidade com maior velocidade de locomoção, bairros estes como Valentina, Mangabeira, Geisel, Grotão, Funcionários e Bairro das Industrias;

5. Criação do Plano de Mobilidade Urbana;

Prós: Trará soluções para a diminuição de engarrafamentos;
Contras: Passará ainda por avaliação do Ministério das Cidades, atrasando sua aplicação;

Sendo assim, os passageiros e usuários dos transportes públicos da capital esperam por melhorias no serviço, retirando de linha com urgência estes veículos que tanto trazem malefícios ao dia-a-dia, ou então a diminuição do valor da passagem do transporte coletivo, que encontra-se relativamente cara ao dia-a-dia do cidadão pessoense.


Fontes:
-Click PB
-PB agora
-Iparaiba

- Possuem bases também em relatos de estudantes, funcionarios, pacientes, entre outros sobre o serviço na capital.

¹ Carros: substantivo utilizado por motoristas, cobradores e despachantes para caracterizar o Ônibus;

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